A sua empresa tem um Plano de Negócio? Geralmente os empreendedores fazem uma pesquisa básica para abrir uma empresa e verificar as reais possibilidades, mas não são todos os que colocam tudo no papel para visualizar o projeto inteiro. Saber exatamente quais serão as ações para a tomada de determinadas decisões – presentes e futuras – é imprescindível, e por esse motivo, utilizar metodologias pode facilitar o processo.
O mundo do século XXI requer conexão, interatividade, novidade, inovação, tendência, criação, desenvolvimento, ideação, execução, validação, e uma série de princípios novos que se tornam cada vez mais necessários com o avanço tecnológico e com a indústria 4.0. Tais novidades, como a adesão – ainda tímida, infelizmente – do pensamento das startups traz a necessidade da velocidade, eficiência, e capacidade de readequação para suprir o surgimento das novas necessidades. Por isso, as empresas que estão investindo em (re)modelagem de negócios utilizando metodologias ágeis estão à quilômetros de distância daquelas que não perceberam que todos os mercados mudaram e ainda mantém velhas práticas e operações analógicas.
Antes de apresentarmos as metodologias que podem direcionar o seu negócio para alcançar suas metas, é necessário que você se desprenda dos seus resultados atuais para começar a replanejar com seus objetivos reais, mesmo que nunca os tenha atingido. Caso não tenha uma empresa ainda, antes de abrir, recomendamos que faça os exercícios que iremos ensinar.
Para planejar o seu negócio, faça download da imagem abaixo e de preferência imprima em uma folha A3 ou A2, ou desenhe em uma cartolina. Você também precisará de post-its coloridos para organizar suas ideias.
O Canvas, ou Business Model Canvas é uma excelente metodologia para modelagem de negócios. Em cada quadro deverá estar descrito quais são as ações e propósitos da empresa, e como ela funciona para diferentes clientes ou segmentos que a sua empresa possui. Você é livre para escolher as cores dos post-its e de qual maneira vai organizar, contudo, evite escrever diretamente na folha, pois os post-its serão removidos e recolocados à medida que você avançar com o seu planejamento.
O resultado desse Canvas deverá proporcionar uma melhor visualização do escopo total do seu projeto. Nele deverão estar descritos todos os processos ideias para a execução de cada etapa. No lado direito você colocará as informações a respeito da entrega de valor para os clientes, bem como todo o processo de idealização do público alvo até o pós-vendas. Já no lado esquerdo encontram-se as atividades administrativas que iniciam a cadeia produtiva, desde a estrutura de custos que serve de base até as parcerias-chave para desempenhar seu trabalho de maneira estratégica. No meio está a Proposta de Valor: o cerne da sua empresa e o motivo da existência dela.
Entenda o que escrever em cada quadro:
1) Segmentos de Consumidores: Para preencher esse quadro, descreva os grupos, pessoas e organizações que sua empresa pretende alcançar e atender: isto é, desde a concepção do produto ou serviço que a sua empresa pretende entregar, como também o tipo de organização que a sua empresa precisará para atendê-lo. A partir da segmentação de nicho de mercado, encontre o consumidor ideal. Se quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui e leia o nosso artigo para determinar quem será o seu cliente.
2) Proposta de Valor: Qual é o motivo, razão ou circunstância que levou a sua empresa a existir? Tome cuidado para não descrever os motivos pessoais, como “quero trabalhar para mim”. Ao invés disso, identifique qual valor você agregará na vida do seu cliente através da sua entrega: uma novidade, uma mudança de vida ou até mesmo algo totalmente disruptivo. Cada proposta de valor deve estar alinhada ao segmento de cliente, e futuramente ao relacionamento que terá com ele. Pense em alguns elementos que podem contribuir para agregar valor a sua proposta como o desempenho esperado, bem como a personalização, design, porque não poderia ser substituído, e a maneira como resolveria um problema.
3) Canais: seja de distribuição ou de venda, ambos precisam ser responsáveis pela entrega da proposta de valor aos segmentos de consumidores. Os canais são importantes para a experiência do consumidor. Servem para divulgar alguma novidade, receber feedback, oferecer produtos/serviços e oferecer suporte após aquisição, isto é, desde a percepção da marca, produto ou serviço, até o pós-venda. Selecionamos 10 dicas de como vender mais e melhor, você pode ler o nosso artigo clicando aqui.
4) Relacionamento com o Consumidor: se você leu o artigo mencionado anteriormente sobre conhecer o seu cliente, você já sabe que é necessário entender suas necessidades para oferecer seu produto de maneira adequada, assim como o relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer negócio a fim de conquistar novos leads, manter os clientes antigos e sempre ativar a memória da sua marca. Lembre-se sempre de ser o especialista no problema-solução que você está oferecendo, e se relacione para criar confiança e assim poder guia-lo para a melhor solução, ou seja, o seu produto/serviço. Existem vários estágios do consumidor: inconsciência do problema, consciência do problema, inconsciência da marca, consciência da marca, e por fim ele se torna consumidor. Se relacione desde de antes dele descobrir que tem um problemaa: mostre o problema e a solução.
5) Fontes de Receita: qual é a renda que o seu cliente gera para a sua empresa? Quais são as propostas de valores que cada segmento de consumidor está disposto a comprar? São pagamentos únicos ou recorrentes? De que forma seu cliente vai adquirir? Cada resposta representa uma fonte de receita, e cada fonte possui diferentes mecanismos de preço, como listas de preços, barganhas, leilão, variáveis do mercado, e até mesmo variáveis de volume. É necessário que você sempre preste atenção em como agregar valor ao seu projeto, negócio, produtos e serviço, para que gradativamente a sua empresa aumente as fontes de receita ou a sua qualidade.
6) Recursos-Chave: os recursos-chave são os itens tangíveis e intangíveis necessários para oferecer e entregar os elementos mencionados acima. Ao completar esse quadro serão conhecidas as peças importantes para tocar o modelo de negócio. Esses recursos permitem a criação e entrega de propostas de valor, alcance de mercados, além de manter o relacionamento com seus segmentos de usuários e ganhar renda. Dependendo do modelo de negócio, serão necessários vários recursos-chave, sejam físicos, financeiros, intelectuais ou humanos, eles também podem ser alugados ou vendidos para parceiros-chave. Caso você não saiba como mapear esses recursos, leia o nosso artigo a respeito e aprenda a selecionar tudo o que vai precisar, clique aqui. Contudo, menos recursos não impedem a conclusão de um projeto, você pode obter apenas os essenciais e trabalhar com os recursos disponíveis sem problemas, segundo a metodologia Design Thinking que descrevemos em outro artigo que você pode conferir clicando aqui.
7) Atividades-Chave: quais são as atividades mais importantes que sua empresa deve realizar para que seu modelo de negócio vá para frente? Assim como os recursos chave, as atividades precisam oferecer uma proposta de valor, alcançar mercados, manter o relacionamento com o consumidor e gerar receita. As atividades-chave também dependem do tipo do modelo de negócio da empresa. Para mapear as atividades chave, execute um plano de ação: nós também escrevemos um artigo sobre as etapas para realizar um planejamento eficaz.
8) Parcerias-Chave: fornecedores e parceiros fazem o modelo de negócio da empresa funcionar, e devem ser introduzidos no seu negócio de maneira estratégica. Assim como a sua empresa precisa manter um relacionamento constante com os seus clientes, o mesmo deve acontecer com seus parceiros e com a sua lista de contatos de networking. Parcerias sempre precisam beneficiar todas as partes, afinal, você já deve ter escutado a frase “não existe almoço grátis”, não é mesmo? As parcerias estão cada vez mais importantes para aperfeiçoar o negócio, bem como seus processos e relacionamento com o mercado ou área que atua. Faça escolhas saudáveis que não comprometam a saúde financeira ou emocional da sua empresa.
9) Estrutura de Custos: quais são os gastos para que a empresa funcione? Quais são os recursos e atividades mais caros? Aqui devem ser descritos os custos mais importantes para que o modelo de negócio seja eficiente, ou seja, criar e entregar valor para segmentos, mantendo um relacionamento com o consumidor, e ainda assim gerando renda. Este é um desafio, mas também é um modelo que funciona e que gera gastos. Esses gastos são definidos com mais facilidade depois de definir os recursos-chave, as atividades-chave e as principais parcerias. Eleja os custos fixos e variáveis e sempre se atente ao fluxo de caixa. Lembre-se que a empresa é um organismo vivo que precisa de recursos diversos para se manter, por isso, nunca misture finanças pessoais com as da empresa.
Ao final do preenchimento do seu Canvas, apresente à sua equipe e faça alterações sempre quando necessário. Se quiser segmentar cada Canvas por serviço ou produto, faça como preferir, mas lembre-se sempre que tudo deve estar interligado e sempre fazer sentido para a empresa, clientes, fornecedores, mercado e para você, empreendedor.
Caso esteja abrindo uma empresa ou criando um novo serviço, ou lançando um novo produto, sugerimos que leia o nosso artigo que aborda o Design Thinking e o Mínimo Produto Viável para que você organize as estratégias e faça lançamentos ideias e exercite trabalhar com o pouco para sempre validar toda e qualquer ideia.
Com todo esse planejamento em mãos, você concluiu a ideação. Agora, execute, valide, e sempre faça alterações necessárias até encontrar a melhor estratégia e as melhores maneiras de executar tais atividades.
Fazer o Canvas vai lhe ajudar a enxergar outras oportunidades em cada um dos quadros, e a cada vez que você preenche um campo, novas possibilidades aparecem para você otimizar seu negócio, seus processos e toda a cadeia produtiva. Comece a fazer, planeje as novas ações e depois nos conte como o Canvas e outras metodologias te ajudaram a melhorar a performance da sua empresa.
Nós da Tier Up somos especialistas em modelagem de negócios e podemos ajudar a sua empresa a encontrar seu propósito, bem como estruturar as etapas e processos necessários para atingir as metas e objetivos pretendidos. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!